sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cristãos em Tempo Integral - Vivendo uma vida com princípios

biblia12.jpg (400×300)

"A educação por Princípios Cristãos irá mudar toda uma geração que tiver acesso a ela."
Pr. Marcio Valadão

A nossa proposta neste semestre é trabalharmos a importância de viver uma vida respaldada por princípios bíblicos, pois de um jeito ou outro seguimos princípios que acreditamos e até os defendemos, basta saber se o que temos usado como base das nossas atitudes e pensamentos é relevante diante de Deus e da sua sabedoria.
Princípio é tudo aquilo que temos como base, fundamento, sobre o qual construímos nossas idéias, pensamentos e opiniões. "A palavra princípio significa a origem, a causa, um rudimento, uma verdade absoluta. Um princípio é algo que não muda, difere-se de uma opinião, de uma boa idéia, não é relativo e não está preso a um contexto histórico, a uma época específica ou a um costume." Hélvia Brito
Para esse estudo tomamos por base o livro- Cristãos em tempo integral, Vivendo os 7 princípios bíblicos de Hélvia Alvim Freitas Brito.
Os princípios aqui relatados são:
  • Caráter;
  • Mordomia;
  • Semear e Colher;
  • Autogoverno;
  • Sabedoria;
  • Individualidade;
  • União;
Esse estudo vai além de um simples devocional diario, é uma metodologia de ensino usada por muitas escolas espalhadas por todo o mundo, infelizmente não dispomos no nosso Estado uma escola com tão visão. De uma forma resumida podemos dizer que a escola que adota essa forma de ensino, não deixa de ensinar aos seus alunos o currículo básico de toda instituição de ensino, no entanto ela é bibliocêntrica e mostra como viver Jesus em todas as áreas de sua vida.
Mas aqui nos deteremos na forma mais prática em que podemos estar aplicando esses princípios no nosso cotidiano. Um princípio bíblico nem sempre é algo que está explícito na Palavra de Deus, mas ele está implícito em todas as atitudes e ações feitas e apoiadas pelo nosso Deus, logo, a Bíblia está repleta de princípios aplicáveis as nossas vidas. Para identificarmos um princípios bíblico , devemos analisar se ele é uma verdade no velho e novo testamento, se é uma verdade se pode ser aplicada no Brasil e na África, ou em qualquer outra parte do mundo. Segundo ponto é saber que um princípio bíblico é atemporal, ele poderia ser aplicado em uma situação a séculos atrás como também nos dias de hoje e futuramente.
Quando começamos pensar a partir de princípios bíblicos e não a partir de opiniões ou "achismos", o nosso estilo de vida muda, se torna mais consistente.
O nosso maior desafio agora, não é simplesmente decorar esses princípios ou saber conceitua-los, a nossa luta será por aprender a praticar eles na nossa vida e fazer da Bíblia nosso real manual de prática e fé. A leitura da diária da Bíblia nos ajudará a identificar e procurar viver esses princípios em nossas vidas. Devemos ter a mente de Cristo.
A igreja tem como prioridade preparar pessoas que "pensam como Deus pensa", que apresentem soluções bíblicas para uma sociedade sem respostas. Isso causará impacto na sociedade, cidade e nação.

Então, desafio lançado!
Vamos aprender e ser Cristãos, dentro e fora da igreja!

Por: Marcela Tomé




0 comentários: